A Academia Americana de Pediatria (AAP) reforçou mais uma vez a sua recomendação de que todas as crianças com 5 anos ou mais devem ser vacinadas contra a covid-19. Em um artigo publicado na revista científica Pediatrics, a instituição ressaltou que qualquer vacina para crianças aprovada pelos órgãos regulatórios é segura e eficaz na proteção contra o vírus.
No documento, a AAP explicou que, mesmo as crianças que já tiveram contato com o vírus e testaram positivo antes, devem receber as duas doses de proteção do imunizante. Caso outras vacinas estejam atrasadas, elas podem ser administradas juntas, no mesmo dia.
“Apoiamos a coadministração de imunizações rotineiras para crianças e adolescentes, que estão com as vacinas atrasadas, nos dias anteriores, no mesmo dia ou depois de tomarem a vacina para a covid-19”, diz.
O pediatra Rubens Cat, chefe do Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas (PR), usou as redes sociais para comentar o posicionamento da AAP. “Se seu pediatra contraindica a vacinação dos seus filhos, ignorando a principal ameaça à vidas deles nesse momento e não seguindo as orientações das principais academias e sociedades de pediatria do Brasil e do mundo, minha sugestão é que procure uma segunda opinião e reveja seus critérios na escolha do profissional que deve zelar por seu maior patrimônio, que são suas filhos”, escreveu.