Corpo de Bombeiros orienta sobre o que fazer quando um bebê está engasgado

0
180

Mesmo tomando todos os cuidados, os engasgos podem acontecer quando menos esperamos: na hora da mamada, das refeições, num passeio… Em um vídeo compartilhado nas redes sociais na última terça-feira (18), soldados do Corpo de Bombeiros de Alfenas (MG) deram dicas do que fazer quando encontrar um bebê engasgado.

No vídeo, uma oficial faz uma simulação de primeiros socorros usando uma boneca. “Em um primeiro momento, é necessário verificar com que a criança engasgou, se foi com um sólido ou com líquido”, explicam.

Caso o bebê esteja sufocado por causa de um objeto sólido, como um pedacinho de comida ou uma pecinha de brinquedo, por exemplo, o recomendado é tentar retirá-lo da boca da criança, usando os dedos.

Se a criança estiver engasgada com água, leite ou suco, o procedimento é outro. É preciso que um adulto encoste a boca na boca da criança e faça uma manobra de sucção. Ou seja, que puxe o ar para dentro dos pulmões, como se estivesse usando um canudo, até retirar todo o líquido. Depois, o próximo passo é fazer duas vezes a manobra de ventilação, “soprando” e jogando ar para dentro das vias aéreas do bebê.

“Em seguida, é preciso fazer a manobra de tapotagem. Posicionamos a criança no antebraço, de barriga para baixo, com a cabeça num nível inferior ao corpo. Com a palma das mãos, damos 5 tapas no meio das costas da criança, prestando atenção para não bater na cabeça”, dizem no vídeo.

O passo seguinte é virar a criança de barriga para cima de novo e com os dedos indicador e do meio apertar o meio do peito também por cinco vezes. A manobra deve ser repetida até que a criança esteja respirando normalmente mais uma vez.

Veja o vídeo com o passo a passo completo abaixo:

O que fazer (e o que não fazer) em caso de engasgo

Apesar de um engasgo ser uma situação delicada, é importante respirar fundo e manter a calma. Engasgos leves, quando a criança ou o bebê continuam rosados e conseguem respirar ou chorar, não são tão graves assim, nem exigem manobras ou qualquer outro tipo de intervenção. A pediatra Francielli Tosatti, especialista em emergências médicas (SP), dá dicas de como agir em caso de asfixia, quando a criança não consegue respirar.

O que fazer
– Manter a calma, sempre
– Checar se a criança consegue tossir, chorar ou respirar
– Ir para o hospital ou acionar o serviço de emergência imediatamente
– Aplicar a manobra de Heimlich, caso a criança não
consiga respirar de jeito nenhum. Antecipe-se e aprenda com o pediatra, o quanto antes, a melhor maneira de realizá-la, dependendo do tamanho e da idade do seu filho

O que não fazer
– Chacoalhar ou bater nas costas da criança
– Usar os dedos para tentar tirar o objeto da garganta
– Oferecer água ou outros líquidos

Advertisement