Quem lembra do desenho animado icônico “Thomas e Seus Amigos”? Acompanhar as aventuras e lições do trem azul fez e faz parte da rotina de muitas crianças, e assim como os espectadores, a série vai crescendo e adicionando novos personagens na história. Agora, a Fisher- Price anunciou a entrada de um novo personagem para a turma de locomotivas: Bruno! Ele é o primeiro personagem com transtorno do espectro autista da franquia, e será um dos novos amigos de Thomas.
O desenho animado “Thomas e Seus Amigos” incluiu um novo personagem, Bruno (Foto: Divulgação) O novo personagem é um vagão de frenagem com um humor sem igual. Além de ser excepcional no trabalho que exerce, Bruno apresenta uma perspectiva única do mundo. É um grande fã de rotinas, horários e tem conhecimento sobre cada uma das pistas de Sodor. Ele tem escadas e também uma lanterna que é um indicador de como vagão está se sentindo. O dia preferido do novo personagem é aquele em que ele pode estar junto dos amigos! Uma das principais características de Bruno é que ele é o primeiro personagem de “Thomas e Seus Amigos” com transtorno do espectro autista. O Vice-Presidente Sênior e Produtor Executivo de Desenvolvimento e Produção de Conteúdo Global da Mattel, Christopher Keenan, comemorou a chegada do novo personagem: “A introdução do Bruno abrange um público ao redor do mundo que ainda é pouco representado e merece ser celebrado na programação infantil”.
O brinquedo de Bruno passará a ser comercializado a partir do mês de outubro. Bruno foi desenvolvido em uma parceria da Mattel Television com a Autistic Self Advocacy Network (ASAN) e também com a clínica Easterseals Southern California, com anos de experiência dedicados à compreensão do autismo para poder criar de forma respeitosa um novo personagem que trouxesse essa representação para o desenho animado. A Dra Paula Pompa Cravene, diretora da clínica, afirma que as crianças poderão crescer com Bruno e ver como são as experiências da vida real de uma criança autista. A criação de Bruno também contou com a participação dos escritores e roteiristas que fazem parte do espectro autista Daniel Share- Strom e Aaron Likens, além de ser dublado nos Estados Unidos por um ator também autista, Chuck Smith.
Zoe Gross, diretora da ASAN, falou que Bruno soa verdadeiro justamente por ter sido feito com pessoas no espectro autista: “O aspecto mais importante do desenvolvimento de Bruno foi obter informações sobre o autismo durante todo o processo de criação do personagem e suas interações com seu mundo […] Pessoas autistas estiveram envolvidas em todos os aspectos da criação de Bruno, de consultores a escritores do programa e o dublador – isso faz com que Bruno soe verdadeiro como um personagem autista. Espero que Bruno forneça aos espectadores exemplos significativos de inclusão na vida cotidiana”. “Thomas e Seus Amigos: Trens a Todo Vapor” será transmitido no Brasil pelo SBT e TV Cultura, e os episódios também estarão disponíveis no canal do YouTube da marca.