Aprendizado na lancheira: as crianças podem (e devem) participar do preparo dela!

Tem muito o que aprender na hora de montar o lanche escolar, e as crianças não podem ficar de fora dessa. Aproveite esse momento para ensinar mais sobre dieta balanceada e o que chega na lancheira do seu filho

0
24

Tem coisa melhor do que abrir a lancheira na hora do intervalo e se deparar com algo delicioso? Quando a criança sabe que estava envolvida nisso, essa satisfação é ainda maior! Deixar que as crianças tenham participação na hora de preparar as refeições, especialmente o lanche escolar, é uma atitude que beneficia ambos, os pais e os filhos.

Montar a lancheira ao lado do seu filho pode ser um momento muito especial para vocês dois. É uma oportunidade de criar laços mais fortes, ensinar sobre a alimentação e a importância de ter uma dieta balanceada no dia a dia, além de dar uma maior autonomia para a criança, e é claro, ter uma ajuda extra na hora de preparar o seu filho para a escola!

Chame as crianças para a cozinha

É isso mesmo. Quem disse que cozinhar é coisa só de adulto? É possível, sim, chamar as crianças para ajudar a cozinhar e preparar o lanche escolar. Pode ser um trabalho em conjunto (principalmente em caso de irmãos) ou individual de cada criança, o importante é participar e estar junto nesse momento de aprendizado para ambas as partes.

As tarefas podem ser divididas de acordo com a idade das crianças. Então, porque não instruir as crianças mais velhas a fazerem os sanduíches enquanto as mais novas buscam os sucos na geladeira ou pegam as frutas que serão enviadas para a escola? Assim, as tarefas vão ficando cada vez mais complexas enquanto as crianças vão crescendo e adquirindo mais habilidades. E isso tudo, claro, com supervisão de um adulto.

Dá para inventar uma receita nova para levar no lanche escolar com as crianças e se aventurar na cozinha, ensinar sobre o uso de utensílios da cozinha, como preparar e conservar certos alimentos (picar frutas, o que fica na geladeira e o que fica fora e o porquê dessa separação…), onde existem os “perigos” da cozinha, como a área do fogão e forno, facas e a delicadeza das louças de vidro.

Crianças presentes em todas as etapas

Realmente, pode ser muito mais rápido ir ao mercado ou feira sozinho já que você conhece os alimentos que estão dispostos nas prateleiras, mas a experiência será muito mais enriquecedora se as crianças estiverem junto, conhecendo aquilo que irão consumir nas refeições e lanche escolar. Esse pode ser um momento para falar sobre as classificações de alimentos (o que são as verduras, os legumes e frutas) e até mesmo sobre dinheiro!

Advertisement