A hora de dormir é o momento de descansar, repor as energias e sonhar. Embora seja fundamental para todos, para o bebê esse tempo é ainda mais especial, pois é durante o sono que ocorre o desenvolvimento intelectual e cognitivo, essenciais para a formação e crescimento do seu filho. Por isso, é importante que ele esteja tranquilo e confortável.
De acordo com a especialista Kelly Oliveira, médica pediatra formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, quando o bebê está dormindo, o corpo e o cérebro não param. É nessa hora que vários processos importantes ocorrem. “Durante o sono, o cérebro do bebê trabalha para processar as informações aprendidas durante o dia, consolidando memórias e habilidades”, explica.
Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios para o bebê. Além do crescimento e desenvolvimento físico e mental, o sono ajuda a regular o humor, mantém o sistema imunológico saudável e até ajuda na alimentação, já que, segundo Kelly, o bebê com sono regulado tende a se alimentar melhor.
A falta de descanso adequado pode resultar em prejuízos significativos que serão sentidos até a fase adulta. Sendo assim, investir em uma rotina de sono e garantir uma experiência confortável e tranquila para o bebê no berço, é fundamental para o desenvolvimento saudável do seu filho.
Rotina de sono
Antes de iniciar uma rotina, é preciso entender que o sono de um recém-nascido é diferente de um bebê maior. “Os recém-nascidos costumam dormir em períodos mais curtos, num sono chamado polifásico, e acordar várias vezes durante a noite para mamar. Conforme o bebê cresce, o sono se torna mais regular, com períodos mais longos de sono noturno e menores despertares”, afirma a especialista.
A quantidade de sono por dia varia conforme a idade do bebê. Recém-nascidos costumam dormir de 14 a 17 horas por dia. Já os bebês maiores, em torno de 6 meses, normalmente dormem de 12 a 15 horas, incluindo sonecas. E os pequenos de 1 ano geralmente dormem cerca de 11 a 14 horas por dia.
Segundo Kelly, as sonecas durante o dia são extremamente benéficas para o bebê, pois ajudam a regular o humor, evitam a exaustão e contribuem para o desenvolvimento físico e mental. Além disso, ela explica que descansos curtos ao longo do dia não atrapalham o sono noturno, “desde que sejam respeitadas as janelas de sono adequadas para cada idade”.
Embora não exista uma “hora certa” universal para colocar o bebê para dormir, a maioria dos especialistas concorda que um período consistente pode ajudar a estabelecer uma boa rotina de sono. “Claro, cada bebê é único e tem necessidades e particularidades diferentes”, ressalta a médica.
Quando iniciar a rotina de sono, lembre-se de adaptar o ambiente para que o bebê entenda que está chegando a hora de dormir. Diminuir as luzes da casa, desligar eletrônicos que fazem barulho e dar um bom banho no seu filho vão ajudá-lo a se acalmar e se preparar para ir para a cama. Segundo Kelly, esse “ritual” dá segurança e previsibilidade ao bebê, e o ajuda a entender quando é hora de dormir e quando é hora de acordar.
Bebê confortável
Além de seguir uma rotina, o que também vai garantir um sono saudável para o seu bebê é o conforto na hora de dormir. Vale destacar que é importante que o berço do seu filho esteja livre de cobertores, brinquedos e outros objetos que possam representar risco de sufocamento.
As roupas e o tipo de fralda também podem influenciar no sono do bebê. “Fraldas que são muito apertadas, muito soltas, ou que não conseguem manter o bebê seco durante a noite, podem causar desconforto e despertar o pequeno”, afirma a especialista. Sendo assim, a dica é encontrar um tipo de fralda que se ajuste bem ao corpo do seu filho e que ofereça uma boa absorção durante a noite.