Uma criança argentina escreveu um bilhete em espanhol, pendurou em um balão e o soltou. Ele percorreu mais de 1,2 mil quilômetros em um período de pouco mais de uma semana, e acabou caindo em uma propriedade rural localizada no município de Ibirapuitã, cerca de 250 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O que chamou atenção dos moradores foi que em 1986 outro balão com uma mensagem também escrita em espanhol havia caído no município.
O balão foi encontrado por Vilson Becker Gehring, um agricultor que estava indo trabalhar quando avistou o bilhete preso em um barbante. Na carta, também havia um endereço e telefone para contato. “No momento em que eu vi aquilo, achei estranho. Eu não sei ler em espanhol e tentei trazer (o bilhete) para a família para ver o que a gente conseguia decifrar do que estava escrito ali”, disse ele em entrevista ao G1.
Para matar a curiosidade, ele entrou em contato e descobriu que o balão foi solto no dia 20 de agosto, em San José de la Esquina, um município da província de Santa Fe. Nesta data havia sido comemorado o Dia das Crianças no país vizinho.
O bilhete foi escrito por Valentina, de apenas quatro anos, e no papel disse o que gostaria de ganhar de presente na data: uma”caixa de brinquedos e maquiagem”. Vilson e sua família garantiram que irão entregar os presentes para a menina. “A gente não esperava, mas fico grato por ter encontrado o balão e participar desse momento tão feliz para essa criança”. Eles já entraram em contato com a família da menina.