Usar Maquiagem na infância: sim ou não? Pode ou não pode?

0
1122

O que dizem especialistas sobre os aspectos físicos e comportamentais sobre o uso de cosméticos na infância.

Quem nunca se deparou com aquela cena da criança toda lambuzada de maquiagem da Mãe? Até pode ser engraçado mais devemos tomar cuidado com e ser feito com muita cautela e moderação.
Segundo alguns depoimentos de algumas mães “Ela adora ficar parecida com a mamãe, então não acho que um gloss e um baton não vai fazer mal’ não consigo dizer não, ela fica tão feliz! Não tenho a coragem de proibir, criança precisa soltar a imaginação!!

Alguns psicólogos dizem que ao se incentivarmos as crianças a costumes com utilizar maquiagens e salto alto em excesso a criança perderá a oportunidade de viver experiências importantes na infância, podendo ter um efeito no seu desenvolvimento, mais isso não quer dizer, que estão proibidas de usar maquiagem. “ Afinal a figura materna e onde elas se espelham ao perceber o bem estar das mães elas também querem sentir o mesmo. Nosso conselho baseado nos depoimentos de alguns Psicólogos dizem que a saída não é proibir e sim ser dosado tudo de uma forma mais infantil possível.

Não vejo mal algum em usar uma vez ou outra desde que seja bem caracterizado o perfil infantil e não uma coisa que a deixe adulta!- Resposta de uma mãe quando nossa equipe lhe perguntou sobre o uso de maquiagem na infância!

O que fazer quando a Criança quer usar?

Segundo  alguns estudos não se deve usar maquiagem em crianças com menos de 3 anos, pois sua pele é muito sensível e assim podem surgir infecções e alergias !

A partir dessa faixa etária, a aplicação de produtos mais suaves, como batons clarinhos e sombras está permitido, mas com cosméticos infantis e em tom de brincadeira. “O melhor caminho é o do diálogo, podemos brincar colocar de vez em quando, mas explicar que maquiagem é coisa de adulto e não devem ser utilizados todos os dias”.

No geral, deve prevalecer o bom senso, não estimular a vaidade excessiva, mas também deixar que a menina experimente a maquiagem se assim o quiser. Não devemos vincular a beleza ao estar arrumada. “Devemos ressaltar elas ficaram lindas de qualquer forma”.

Essa cobrança e busca precoce de padrão estético pode ter efeitos na saúde mental das Crianças. “Hoje estamos em uma sociedade extremamente consumista onde exige um padrão, isso pode acarretar problemas, como em alguns casos de transtornos alimentares e depressão já na infância apontam psicólogos”.

Com uma baixinha de 2 anos de idade, a mãe Heidi Neves também acha cedo que ela use produtos, mas não deixa de estimular o lado criativo em momentos de brincadeira com a pequena. “A minha filha também ama maquiagem. Eu combino com ela que ela só pode maquiar a mamãe. Resultado: fico toda borrada e ela toda feliz!”.

Qual produto deve usar?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária registra produtos feitos para pequenas, então vale a pena checar se a maquiagem tem o selo antes de comprá-la. A categoria tem menos aditivos químicos e poder de fixação do que os produtos tradicionais e utiliza corantes naturais. O mesmo ocorre com os esmaltes infantis, que são à base d’água.

As maquiagens que acompanham bonecas e outros brinquedos não são próprias para uso humano. Já os cosméticos tradicionais e esmaltes dos mais velhos só devem ser utilizados depois dos 10 anos e, mesmo assim, sempre ocasionalmente. A pele e a saúde das meninas agradecem.

Advertisement