Mudança de rotina, contato com outras crianças, saídas de casa após um grande tempo em isolamento social. Esses são alguns dos principais fatores que geram preocupação na cabeça dos pais neste momento em que estamos falando da possibilidade da volta às aulas presenciais nas escolas Brasil afora.
Não tem jeito: o período de retorno escolar gera sempre um misto de sentimentos nas famílias. Para algumas, surge aquele alívio de não ter as crianças correndo pela casa ou de precisar se virar para ficar com elas enquanto trabalha. Mas também é um momento de ansiedade e dúvidas para os pais, principalmente agora, em tempos de pandemia. Essa fase de reencontro e da volta do contato social com outras crianças — mesmo com as medidas de higiene e distanciamento sendo respeitadas — pede muito cuidado e atenção para evitar as doenças infantis típicas dos ambientes escolares, que vão muito além da covid-19.
Entre as mais comuns, estão as doenças que atacam o sistema respiratório, como gripes, rinites e alergias, e as do trato gastrointestinal, como as diarreias. Claro que não existe solução milagrosa e algumas doenças serão inevitáveis, já que o sistema imunológico das crianças se completa apenas no final da primeira infância. Mas se você tomar os devidos cuidados para reforçar a imunidade com alguns hábitos saudáveis, é possível diminuir os riscos e preservar a saúde do seu filho.
Rotina e equilíbrio
A chave de tudo é manter o equilíbrio e uma rotina saudável para as crianças em todos os momentos, seja nas férias, em tempos de pandemia ou no período letivo. Para fortalecer o sistema imunológico, é fundamental se alimentar bem e garantir uma dieta rica em nutrientes e vitaminas. Uma alimentação diversificada e equilibrada tem o poder de reduzir o risco de doenças e melhorar a imunidade, mas é importante lembrar sempre: os alimentos, sozinhos, não livram as crianças das contaminações por vírus e bactérias, ok?
Por isso, é fundamental adotar cuidados para equilibrar todas as esferas da vida do seu filho, como ter um sono adequado e estimular a prática de atividades físicas. “Os pais podem melhorar a imunidade das crianças com a alimentação desde que ela seja variada, rica em frutas, verduras e legumes, porque eles são as nossas melhores fontes de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Dra. Elaine Pádua, mãe de Isabella e Rafaella.