Seu filho está com olheiras? Entenda se é normal, o que significa e saiba como tratar

Apesar de parecer comum, é superimportante ficar de olho pelas razões dos círculos escuros estarem ali. Para isso, tiramos todas as dúvidas com uma especialista sobre o assunto

0
240

Você sabia que as crianças podem ter olheiras? Sejam elas por cansaço ou não, é preciso ficar alerta, pois podem significar que existe algo de errado com o corpo. Vale lembrar que em alguns casos, elas também podem estar ligadas à fatores genéticos e históricos familiares.

Em uma conversa com a dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria Paula Del Nero, mãe de Gabriel e Giovana, tiramos as principais dúvidas sobre assunto, o que fazer e quando a família deve buscar a ajudar de um profissional.

Mas afinal, o que são as olheiras?

A especialista explica que as olheiras são manchas escurecidas que se formam ao redor dos olhos. “As olheiras nas crianças podem ser indícios de má qualidade do sono, reações alérgicas e rinites“, comenta sobre as possíveis causas do problema.

Crianças podem ter olheiras? Por que isso acontece?

Sim! Segundo Maria Paula Del Nero, os fatores podem ser diversos. “As crianças podem sim ter olheiras genéticas ou causada por processos alérgicos como, por exemplo, rinite e atopia. Algumas causas comuns são histórico familiar de olheiras, exaustão, falta de sono, alergias, coçar os olhos ou exposição excessiva ao sol”.

Ajuda médica

Se o problema aparecer, a dermatologista aconselha investigar a situação a partir de uma conversa com um especialista. Podem haver tratamentos no caso de alergias, falta de sono, déficits nutricionais ou ainda descobrir a causa por conta da genética e histórico familiar.

Advertisement