Trouxemos 9 obras, sendo 3 para a Educação Infantil, 3 para o Fundamental I e outras 3 para o Fundamental II. O que une todos esses livros é justamente o acolhimento, a escuta, a necessidade de construir relações e ressignificar experiências.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Entre as obras escolhidas, livros para os leitores iniciantes e para os que começam a ganhar autonomia leitora.
1) A MACAQUINHA
Autora / Ilustradora: Marta Altés
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Coragem, superação, bullying, natureza, animais, convivência social.
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 6 anos (leitura independente)
Na floresta, tudo parece grandioso demais para a macaquinha. Se tem algo que ela ouve por lá é: você é muito pequena para fazer isso. Mas quem disse que tamanho é documento?
>>Por que ler:
Da premiada Marta Altés, esse livro nos fala do lugar da infância, muitas vezes diminuído pelo adulto, mas que, na verdade, tem uma força imensa. É uma dose de autoconfiança aos pequenos e um chamado à escuta para nós, os grandes.
///
2) PEDRO E TINA
Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Opostos / Amizade / Respeito às diferenças
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Pedro fazia tudo diferente. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram. E foi perfeito!
>>Por que ler:
Esta obra, do premiado australiano Stephen Michael King, mostra o valor da amizade e da convivência com os pares. Lembra que, mesmo se for à distância, uma das melhores coisas da escola é ter amigos e criar vínculos. “Ninguém aprende sozinho”, diz a educadora Celinha Nascimento, consultora literária.
///
3) VAI EMBORA, GRANDE MONSTRO VERDE!
Autor: Ed Emberley
Ilustrador: Ed Emberley
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Seres fantásticos / Imaginação / Cores / Formas / Medo
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Nesta obra, toda recortada e cheia de detalhes, o leitor vê surgir diante de si um monstro assustador, a cada virada de página. Mas o monstro também pode desaparecer, basta querer!
>>Por que ler:
Divertido e irreverente, o livro interativo de Ed Emberley ajuda a trabalhar o medo e rir do que nos assusta. A risada é uma ótima forma de lidar com emoções difíceis, inclusive na infância.
///
FUNDAMENTAL I
Para os mais crescidinhos, os conteúdos aqui estão um pouco mais complexos e cheios de camadas, adaptando-se ao leitor iniciante e ao mais autônomo.
4) A FABULOSA MÁQUINA DE AMIGOS
Autor: Nick Bland
Ilustrador: Nick Bland
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Tecnologia / Convivência social / Amizade /
Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Pipoca era uma galinha muito simpática e cheia de amigos. Até que um dia, no celeiro, encontrou um misterioso retângulo iluminado que dizia olá. Uma divertida fábula sobre relacionamentos na era da tecnologia, ilustrada com as cores, a irreverência e o talento de Nick Bland.
>>Por que ler:
Estamos todos às voltas com a tecnologia, cada vez mais central em nossos relacionamentos nesse tempo de distanciamento social. Mas será que ela substitui o olho no olho? O que as crianças pensam sobre isso? E quais são os limites de acesso e uso desses dispositivos? Vamos pensar sobre isso a partir dessa divertida obra?
///
5) O HOMEM QUE ROUBAVA AS HORAS
Autor: Daniel Munduruku
Ilustradora: Janaina Tokitaka
Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Passagem do tempo / Respeito às diferenças / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 8 anos
“Eu roubo as horas para lhes dar tempo. Tempo de aprender a usar o tempo. Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo”, nos diz o personagem do livro do autor indígena Daniel Munduruku. Será possível viver sem horas, mas com tempo?
>>Por que ler:
Estamos todos refletindo sobre o planeta, transformações, melhor uso dos recursos finitos e, na intimidade, estamos repensando a qualidade de vida, o equilíbrio entre o fazer e viver; entre o ter e o ser. Esta obra, que nos traz a voz indígena potente de Daniel Munduruku, mostra que é possível pensar de um outro ponto de vista.
///
6) A CARTA DO GILDO
Autora e ilustradora: Silvana Rando
Temas: Gêneros textuais / Tipos de correspondências / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
Catarina mudou de escola no começo do ano. Um belo dia, os colegas da escola antiga receberam uma carta dela contando suas impressões sobre o novo colégio. Animados – e cheios de saudade – todos resolveram responder.
>>Por que ler:
Neste ano, as crianças descobriram a importância fundamental das relações através das saudades! Não ver os amigos, não abraçar, não contar as novidades de cochicho no cantinho da sala, não bagunçar um monte no intervalo… Que peso tem isso? A carta de Gildo fala justamente de outras formas de experimentar as presenças, mesmo quando o amigo não está fisicamente por perto.
///
FUNDAMENTAL II
Leitores mais autônomos e experientes podem se aventurar por obras maiores e mais complexas, não é mesmo?
7) TODO MUNDO É MISTURADO
Autora: Beth Cardoso
Temas: Convivência social / Identidade / Geografia / Amizade
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo.
>>Por que ler:
Neste premiado livro, são as relações dentro e fora da escola que estão em jogo, jogando luz para esse importante espaço simbólico de encontro que é a educação.
///
8) HOMEM DE LATA
Autor: Edson Lopes
Temas: Amizade / Relacionamento Familiar / Convivência Social / Tecnologia / Solidariedade / Meio Ambiente / Geografia
Faixa Etária: A partir de 8 anos
A curiosidade pelo novo, o encantamento por quem é diferente e a relação de amizade entre o menino Sabiá e um robô que aterrissa no sertão pensando estar em Marte. Quais os limites para a amizade?
>>Por que ler:
Premiado com o João de Barro, o livro de Edson Lopes nos leva a uma viagem pelas diferenças e pelas relações e vínculos que se estabelecem. Delicado e de leitura ágil, é também inovador no tema e no jeito de contar uma história em que o afeto dá o tom.
///
9) A QUEDA DOS MOAIS
Autoras: Blandina Franco e Patricia Auerbach
Ilustrador: José Carlos Lollo
Temas: Ficção em 29 tipos de texto (crônica, lista, mensagem virtual, gráfico e outros) / humor / curiosidades
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Joaquim estava ansioso para as férias. Mas o problema é que seus pais sem noção, segundo ele, resolvem viajar para a Ilha de Páscoa! Que mico! Chegando lá, para piorar o já não tão bom humor do adolescente, as estátuas dos moais, maior atração local, caíram misteriosamente de cara no chão.
>>Por que ler:
O trio Blandina Franco, José Carlos Lollo e Patricia Auerbach conseguem criar aqui uma obra divertidíssima e inovadora — não há narrador, os fatos são contados através de fragmentos de 29 tipos diferentes de textos, entre eles mensagens de celular, gráficos e panfletos de agência de viagem. Rir é necessário!
As sugestões para 2021
Agora, trouxemos ainda mais algumas obras extras, selecionadas das indicações para 2021.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Leitores iniciantes na escola, de 2 a 6 anos.
10) A IRMÃ DO GILDO
Autora e ilustradora: Silvana Rando
Temas: humor / nascimento de irmão / amor / relacionamento familiar / cotidiano
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
Certo dia, no café da manhã, Gildo olha a barriga da mãe e pensa: “Ela exagerou na comida!”. Na verdade, havia ali um bebê que, de acordo com o elefante, demorou para chegar. Até que finalmente Laurinha veio ao mundo, e com ela uma série de mudanças na vida de Gildo. Esperar e compreender a chegada de uma irmã é sempre um processo que envolve muitas emoções, que passam por dividir a atenção da mãe, os brinquedos, as risadas, os gostos e, mais do que tudo, o amor um pelo o outro. Esta é uma história que faz parte da vida de tantas crianças, contada por Silvana Rando com leveza e sensibilidade, e que também revela ainda mais os sentimentos de nosso querido Gildo.
///
11) GIRAFAS
Autor e ilustrador: Jean-Claude
Temas: Números / Relacionamento familiar / Cores / Humor / Animais / Brincadeiras / Diversão / Matemática / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
O que mais diverte as crianças quando seus pais brincam com elas? Neste livro, um pequeno vive pedindo desenhos. O pai, brincalhão, coloca em um papel compriiiido suas melhores versões de girafas. Com seus pescoços looongos, os bichos tomam conta das páginas e vão se multiplicando, mostrando que nessa brincadeira de desenhar também há um tanto de matemática. Mas ora, onde foi parar a girafa número 10?
///
FUNDAMENTAL I
Para os maiorzinhos, ganhando autonomia.
12) TRÊS
Autor / Ilustrador: Stephen Michael King
Temas: Respeito às diferenças / Autoconhecimento / Amizade / Animais / Cidade / Campo / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)
O cachorro Três é um grande explorador! Anda pela cidade com as suas três patas, sempre muito contente, fazendo amigos e aprendendo coisas novas. Ele descobriu, por exemplo, que as pequenas seis-patas, as formigas, têm casas subterrâneas e que a oito-patas, uma aranha, construiu sua casa lá no alto para se proteger do trânsito da cidade. Um dia, de farejada em farejada, ele foi parar no campo.
>>Por que ler:
Com sua sensibilidade habitual, Stephen Michael King retoma seu tema preferido: a importância das relações e a mágica dos afetos. Um cão deficiente, uma família amorosa, tudo perfeito nas imperfeições. Também trata das deficiências de outro ponto de vista: as potências, não as faltas. Afinal, se o cachorro tem três patas, as pessoas só tem duas…
///
13) A INACREDITÁVEL, PORÉM VERDADEIRA, HISTÓRIA DOS DINOSSAUROS
Autor / Ilustrador: Guido van Genechten
Tradutor: Camila Werner
Temas: Dinossauro / Evolução das espécies / Extinção / Álbum fotográfico / Humor
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)
Um álbum de família de uma galinha pode não despertar o interesse de muita gente. Mas e se dissermos que ela descende dos dinossauros?! Para provar isso, a galinha dessa história decidiu compartilhar com os leitores fotos e lembranças divertidas de sua família.
>>Por que ler:
Informativo, porém ficcional e irreverente, esse livro é para rir! Para reparar nos detalhes, buscar semelhanças e coincidências, investigar, disparar pesquisas. Um barato só compartilhar com a turma e deixar com que tragam perguntas, teorias, impressões.
///
FUNDAMENTAL II
Para o leitor fluente, que se aventura em obras de mais fôlego.
14) O DESASTRE DO TREM-BALA
Autor: Jack Heath
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Aventura / Suspense / Leitor personagem / Tecnologia / Interatividade / Ação
Faixa Etária: A partir de 10 anos
30 minutos. Muitas decisões. 30 finais diferentes. O leitor é o personagem principal dessa história interativa, repleta de aventura, escolhas, suspense. Junto com a amiga Paige, mais conhecida como Coruja, quem lê esta obra embarca num trem aparentemente seguro que logo se mostra o contrário disso. A partir daí, cada escolha levará a um final diferente.
>>Por que ler:
Aventura, ficção policial, livro interativo: três caracterísricas instigantes dessa obra que podem mobilizar bastante o leitor pré-adolescente. Ler por diversão é um jeito bacana de formar leitores e também de ajudar os mais jovens a lidar com as emoções.
///
15) A ÁRVORE – OS TRÊS CAMINHOS
Autora / Ilustradora: Janaína Tokitaka
Temas: Ética / Aventura / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Ficção / Autoestima / Criatividade / Relacionamento familiar / Artes / Política / Sustentabilidade / Tecnologia / Dia da Árvore / Amizade
Faixa Etária: A partir de 9 anos
Sofia abriu a porta misteriosa, que estava sempre fechada. O que teria ali dentro? Ela encontrou uma árvore enorme um estranho corvo albino, que vai acompanhá-la numa jornada de descobrimentos: de si mesma e do mundo.
>>Por que ler:
Um avô sem memória e uma porta trancada são dois pontos de partida para essa aventura instigante e profunda, com a qual o jovem leitor vai se identificar de saída. Ao mesmo tempo em que traça uma metáfora do crescimento, toca em questões atuais e importantes para os pré-adolescentes, como meio-ambiente e a inter-relação entre o planeta e nós.