O período de final de ano sempre incentiva algumas pessoas a ajudarem os mais carentes, com vistas a minimizar as dificuldades e permitir que os menos favorecidos tenham um Natal melhor. É tempo de solidariedade!
Principalmente as inciativas de recolhimento de presentes para as crianças tomam uma dimensão maior, para alegrar os pequenos e inocentes, que muitas vezes só poderão receber presente através de doações voluntárias.
Nesse contexto, alguns projetos ganham maior destaque. É o caso de um palhaço chamado Psiu.
Um palhaço que faz a diferença
O palhaço Psiu há 10 anos realiza um projeto natalino, o Psiu Noel – Natal Feliz, que distribui brinquedos para crianças no Distrito Federal, na Bahia e no Piauí, e em 2021 ampliará sua ação para o Estado do Maranhão.
Ele usa a divulgação nas redes sociais e outras mídias, para conseguir doações para seu projeto que, até mesmo em 2020, ano de pandemia, conseguiu distribuir mais de 5 mil brinquedos.
Uma história de superação
A história do Psiu é a história de Genilson Francisco Lopes, que nasceu em Brasília há 45 anos, e passou por muitas dificuldades junto com seus irmãos, por terem sido abandonados por seus pais.
Todos então tiveram que viver desde cedo em um orfanato. Genilson com quatro anos passou a morar nesse local.
Com o passar do tempo, resistindo a todas as dificuldades, ele conseguiu trabalhar e vencer. Foi daí que surgiu o palhaço Psiu e que começou a fazer a alegria dos pequenos com a distribuição de brinquedos no Natal.