SANTA CATARINA – Um menino de 8 anos decidiu costurar máscaras de proteção à Covid-19 e dar de presente para alguns colegas de escola em Joinville, no Norte catarinense. A iniciativa de Victor Krischanski Rosa do Nascimento se estendeu para toda a turma virou exemplo na Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda.
Filho de costureira, Victor começou a fazer as máscara quando descobriu que a mãe tinha alguns panos sobrando e decidiu doar para um dos amigos que tinha apenas delas.
“Estou ajudando meus amigos a não perder mais ninguém da família porque eu já perdi dois tios por causa dessa Covid”, disse. A mãe acompanha a costura de perto. Segundo ela, o menino aprendeu a usar a máquina há cerca de quatro meses após o auxílio da mãe.
Na semana do Dia das Crianças, Vitor entregou as máscaras para todos da turma e ainda acrescentou um bombom como presente. Foi uma surpresa para os amigos e também para a professora Silvania Vanderlinde.
Com a prática na máquina, ele já trabalha na confecção de fronhas e travesseiros para entregar a pessoas em situação de rua em Joinville. A ideia surgiu durante os passeios de Victor e a mãe pelo Centro.