Dentes tortos na infância: quando é a hora de procurar um dentista?

Um sorriso bonito é muito mais do que apenas uma questão estética: alinhar os dentes do seu filho na infância impacta diretamente na saúde bucal e na qualidade de vida da criança

0
27

Quando se trata de crianças, é muito comum encontrar alguns dentes tortos dando aquele charme ao sorriso. Mas quanto antes corrigir esses desalinhamentos, melhor será para a saúde bucal do seu filho. Além de garantir uma boca mais bonita, o tratamento ortodôntico precoce pode evitar possíveis problemas e proporcionar um crescimento dental harmonioso.

Ao levar as crianças ao dentista desde cedo, os pais podem acompanhar o desenvolvimento dentofacial adequado da criança, permitindo a identificação antecipada de possíveis alterações e a adoção de medidas corretivas quando necessário.

Por que os dentes são tortos na infância?

Questões genéticas, como malformações ósseas faciais ou posição incorreta do broto dentário, e má higienização, que resulta no acúmulo de sujeira e no aumento do risco de cáries, podem influenciar na posição dos dentes das crianças. Muitas vezes, o que parece ser um problema de dentes tortos, está mais relacionado ao desenvolvimento ósseo e à mordida.

De acordo com Thelma Parada, formada em odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especializada em odontopediatria, uma má oclusão, ou seja, movimento dentário incorreto, pode se manifestar de diferentes formas. Na infância, é comum observar uma relação direta entre o uso prolongado da chupeta e o hábito de chupar o dedo, com um aspecto conhecido como “mordida aberta”.

Isso acontece em função do posicionamento incorreto da língua, que se adequa ao formato da chupeta, resultando no entortamento dos dentes. A dentista explica que esse problema fica evidente, pois a criança apresenta uma arcada dentária arqueada: “Os dentes superiores não encontram os inferiores, o que resulta no mal alinhamento deles”.

Quando procurar um dentista?

Os pais, que muitas vezes não conseguem identificar a necessidade da intervenção por falta de conhecimento específico na área, devem estar atentos à periocidade das consultas odontológicas e buscar tratamento assim que diagnosticado por um dentista. Segundo Thelma, não há uma idade específica para se preocupar com esse problema, pois ele pode ser observado desde 1 até 5 anos de idade.

Ranger os dentes, ronco, respiração bucal, flacidez muscular e se morder dentro da boca, são algumas das características, não presente em todas as crianças, mas que indicam para os pais que eles precisam ver o que está acontecendo. “Podemos notar a necessidade do uso de um tratamento odontológico principalmente quando os dentes da criança encostam um na frente do outro, ou ela projeta muito a língua para frente quando vai falar”, afirma Thelma.

Diferentemente dos adultos, em que os desalinhamento geralmente estão nos próprios dentes, na infância os defeitos estão no osso. Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito por um profissional, para que o tratamento adequado seja iniciado o mais cedo possível. A dentista recomenda que a criança tenha um pouco de maturidade para colaborar com o processo, mas existem casos de urgência em que é necessário agir imediatamente, trabalhando em conjunto com os pais para garantir a efetividade do procedimento.

Thelma explica que os dentes de leite dificilmente serão tortos, sendo normal observar problemas de alinhamento quando ocorre a transição para os permanentes. “O mais comum é quando começa a troca do dente de leite pelo permanente (o permanente não tem espaço e ele começa a nascer torto) e aí é que está o grande problema, não só na estética, como às vezes os pais se preocupam, mas no início de doenças dentárias, como a cárie”, afirma.

Por que corrigir e alinhar os dentes do seu filho?

Além de diminuir a incidência de cáries, o mau hálito e outras doenças bucais, o tratamento promove:

  1. Saúde bucal: dentes tortos podem dificultar a higienização adequada, tornando-se um desafio para escovar e passar o fio dental corretamente. Isso pode levar ao acúmulo de placa bacteriana, cáries, gengivite e outros problemas bucais.
  2. Mordida e mastigação: quando os dentes não estão alinhados corretamente, pode haver problemas na mordida e na mastigação. Isso pode afetar a capacidade da criança de mastigar os alimentos adequadamente, o que pode levar a problemas de digestão e nutrição.
  3. Fala e pronúncia: a posição dos dentes pode influenciar a fala e a pronúncia das palavras. Dentes tortos podem causar dificuldades na articulação correta dos sons, afetando a comunicação da criança.
  4. Autoestima e confiança: ter dentes alinhados pode melhorar a autoestima e a confiança da criança. Uma vez que os dentes são uma parte visível do sorriso, um sorriso bonito e saudável pode ajudar a criança a se sentir mais segura e confortável em sua aparência.
  5. Prevenção de problemas futuros: a correção dos dentes tortos na infância pode evitar problemas mais graves no futuro, como problemas de oclusão, desgaste excessivo dos dentes, problemas na articulação da mandíbula e até mesmo dificuldades respiratórias.

Investir na saúde bucal e na correção dos dentes desde cedo é um investimento valioso para garantir um sorriso saudável e funcional, além de contribuir para o bem-estar geral e a autoconfiança da criança ao longo da vida.

Advertisement