Você provavelmente já ouviu falar de crianças acima da média quando o assunto é inteligência, não é? Agora, está confirmado que mais de 500 crianças que moram ao redor do Brasil dão um show quando o assunto é superinteligência de acordo com uma pesquisa.
Na verdade, são exatamente 534 crianças no Brasil que podem ser consideradas “superinteligentes”, e quem descobriu isso foi a Associação Mensa Brasil, que realizou uma pesquisa e descobriu que dos 27 estados brasileiros, 24 deles apresentam pelo menos uma criança ou adolescente superinteligente. Mas, o que é Mensa? A Mensa é uma organização que pode ser encontrada em mais de 100 países, e que tem como objetivo “identificar e fomentar a inteligência humana para benefício da sociedade, incentivar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência e fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros”.
Para o g1, o presidente da Associação Mensa Brasil, Rodrigo Sauaia, disse: “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”. Além disso, contou: “Para contribuir na ampliação desse mapeamento, a Associação Mensa Brasil está comprometida em aumentar o conhecimento da sociedade sobre a superinteligência”. Das 534 crianças e adolescentes, 40% se encontra no estado de São Paulo.
De acordo com a pesquisa, os estados com crianças e adolescentes superinteligentes são: São Paulo (199), Rio de Janeiro (64), Minas Gerais (59), Paraná (45), Distrito Federal (28), Santa Catarina (27), Rio Grande do Sul (18), Espírito Santo (15), Bahia (11), Goiás (11), Rio Grande do Norte (10), Maranhão (7), Mato Grosso (7), Paraíba (6), Ceará (5), Pará (5), Pernambuco (5), Amazonas (4), Rondônia (2), Sergipe (2), Alagoas (1), Amapá (1), Roraima (1) e Tocantins (1).