Nada como uma boa amizade! O garoto Freddie Xavi, de 9 anos, provou que é capaz de fazer de tudo para que o melhor amigo, Hughie Higginson, de 10 anos, vença a batalha contra a leucemia. Para conseguir arrecadar fundos para o tratamento do amigo, Freddie começou uma campanha chamada ‘corrida beneficente’ em novembro do ano passado. A meta era arrecadar £ 1.000 (cerca de R$ 7 mil), para ajudar o Royal Manchester Children’s Hospital, onde Hughie Higginson está em tratamento desde setembro do ano passado.
Para isso, o menino se propôs a correr 2 km todos os dias até o Natal para ajudar o amigo. Para a surpresa de todos, no entanto, a meta da campanha foi batida antes mesmo da data estipulada. No final de novembro, o garoto já acumulava £30 mil (cerca de R$ 200 mil).
A história dessa amizade maravilhosa chegou a ser notícia em vários programas de TV de Manchester, Inglaterra, onde eles vivem. Ao se entrevistado por uma emissora, Hughie disse que não tinha nem como agradecer o que o amigo estava fazendo por ele. Segundo o jornal The Sun, o garoto também completou que Freddie é uma grande influência para as outras pessoas.
Quando a história da corrida beneficente viralizou na Inglaterra, Freedie passou a receber apoio de muita gente. A mãe de Hughie, Katy, contou que os amigos de escola do filho e de Freddie também entraram na campanha e arrecadaram valores para o hospital. Ao longo da corrida, o garoto foi conquistando mais e mais pessoas. O pai de Hughie também decidiu participar, além do jogador do Burnley, James Tarkowski, um dos ídolos do Hughie. O famoso, inclusive, visitou o garoto e o presenteou com um videogame novo.
Na última corrida, até mesmo o próprio Hughie entrou na maratona. Ele conseguiu autorização dos médicos para fazer um pequeno trecho – o da chegada, claro – como forma de apoiar e agradecer tudo o que Freddie tinha feito por ele nos últimos 50 dias. O garoto segue em tratamento, mas agora com capacidade muito maior. Graças a ajuda dada por Freddie, o hospital pôde gerar um suporte maior aos pacientes em quimioterapia.