{"id":1170,"date":"2023-06-23T06:07:49","date_gmt":"2023-06-23T09:07:49","guid":{"rendered":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/?p=1170"},"modified":"2023-07-17T06:34:46","modified_gmt":"2023-07-17T09:34:46","slug":"a-importancia-da-brincadeira-para-a-vida-e-o-desenvolvimento-do-seu-filho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/a-importancia-da-brincadeira-para-a-vida-e-o-desenvolvimento-do-seu-filho\/","title":{"rendered":"A\u00a0import\u00e2ncia da brincadeira para a vida e o desenvolvimento do seu filho"},"content":{"rendered":"\n

Acreditamos, acima de tudo, que o brincar \u00e9 um direito de todas as crian\u00e7as. Pular, correr, imaginar, criar e estar em constante movimento, tanto mental quanto corporal, contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada crian\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\u201cToda e qualquer brincadeira \u00e9 ben\u00e9fica para o desenvolvimento da crian\u00e7a. \u00c9 um equ\u00edvoco pensar que as brincadeiras possam ter condu\u00e7\u00f5es para melhorar um ou outro dom\u00ednio do desenvolvimento humano\u201d, explica M\u00f4nica Caldas, professora doutora da Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da USP, especialista em Cultura Corporal.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, pular corda n\u00e3o \u00e9 respons\u00e1vel somente pelo desenvolvimento motor, j\u00e1 que \u00e9 uma atividade f\u00edsica. Essa brincadeira tamb\u00e9m desenvolve as no\u00e7\u00f5es de espa\u00e7o e tempo, afinal, a crian\u00e7a precisa calcular o momento exato de pular. Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m desenvolve a capacidade de respeitar regras, j\u00e1 que se ela tirar os p\u00e9s do ch\u00e3o fora de hora, vai errar o movimento.<\/p>\n\n\n\n

Brincar tamb\u00e9m \u00e9 muito importante para desenvolver uma s\u00e9rie de quest\u00f5es nas crian\u00e7as, como integra\u00e7\u00e3o, parceria, no\u00e7\u00e3o do corpo e do espa\u00e7o, o racioc\u00ednio l\u00f3gico e a criatividade. \u00c9 na brincadeira que s\u00e3o testados o aprendizado de normas, as regras de conviv\u00eancia e que acontece a intera\u00e7\u00e3o de pais e filhos de uma forma l\u00fadica s\u00f3 poss\u00edvel na inf\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, nada melhor do que incentivar esse tipo de atividade, longe do tablet e do celular. Segundo a pedagoga e coordenadora da p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o Inclusiva do IBFE (Instituto Brasileiro de Forma\u00e7\u00e3o de Educadores), Maib\u00ed Mascarenhas, para que as crian\u00e7as entendam que \u00e9 preciso saber brincar sem os eletr\u00f4nicos, os pais devem ser o exemplo, principalmente na primeira inf\u00e2ncia \u2013 que \u00e9 at\u00e9 os 6 anos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs pais tamb\u00e9m devem lembrar de reservar todos os dias, principalmente desse per\u00edodo, pelo menos meia hora para brincar somente com os filhos. Quando a fam\u00edlia direciona esse tempo, o momento fica com cara de f\u00e9rias, a crian\u00e7a vai sentir esse momento valorizado e isso criar uma estrutura emocional\u201d, conta Maib\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

Brinque com seu filho \u2013 e d\u00ea o exemplo<\/h2>\n\n\n\n

Sabe aquela velha hist\u00f3ria de que as crian\u00e7as absorvem tudo o que est\u00e1 \u00e0 volta delas o tempo todo? Pois \u00e9, isso tamb\u00e9m se aplica ao brincar. \u201cO desenvolvimento da crian\u00e7a acontece atrav\u00e9s do l\u00fadico, ela precisa brincar para crescer. \u00c9 brincando que ela se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo \u00e0 sua volta\u201d, afirma Deborah Moss, neuropsic\u00f3loga, mestre em desenvolvimento infantil pela USP.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, voc\u00ea precisa proporcionar atividades ao seu filho que possam promover e estimular o desenvolvimento de modo geral, levando em conta a linguagem, o afetivo, o social e o motor. Isso tudo sem deixar de se divertir, \u00e9 claro! Afinal, essa \u00e9 a parte mais importante para as crian\u00e7as. Brincar \u00e9 fundamental!<\/p>\n\n\n\n

\u201cA brincadeira desenvolve todas as quest\u00f5es cognitivas, sensoriais, visuais e auditivas que a crian\u00e7a necessita ter nesse primeiro desenvolvimento antes do processo de leitura e escrita\u201d, diz Sheila Leal, especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudi\u00f3loga com especializa\u00e7\u00e3o em dislexia.<\/p>\n\n\n\n

Isso quer dizer que, antes de o seu filho sentar em frente a um caderno e come\u00e7ar a ser alfabetizado, ele precisa brincar muito e se divertir ao m\u00e1ximo, para que o desenvolvimento f\u00edsico, o racioc\u00ednio l\u00f3gico e a criatividade possam dar suporte \u00e0 educa\u00e7\u00e3o. Assim, todo o aprendizado se tornar\u00e1 mais leve, fluido e din\u00e2mico.<\/p>\n\n\n

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\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n

Crian\u00e7a tamb\u00e9m precisa brincar sozinha<\/h2>\n\n\n\n

Os pais devem entender que a brincadeira \u00e9 importante e deve ser incentivada. Como observadores, eles devem estar presentes. Mas tudo precisa ser um equil\u00edbrio: d\u00ea liberdade para o seu filho escolher com o que e como quer brincar. \u201cA crian\u00e7a n\u00e3o deve ser orientada e os pais n\u00e3o podem ser criativos no lugar dela,\u201d diz Priscila. Ficar como juiz, determinando o tempo e a hora das brincadeiras n\u00e3o \u00e9 nada bom.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 ineg\u00e1vel que os filhos vivem em uma realidade diferente da nossa. A tecnologia, hoje, existe e n\u00e3o h\u00e1 como negar que ela far\u00e1 parte da vida das crian\u00e7as. O que pode ser cortado \u00e9 o tempo diante da televis\u00e3o, iPad ou smartphone.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 preciso estimular a independ\u00eancia de seus filhos desde cedo. \u00c9 importante ensin\u00e1-los a import\u00e2ncia do brincar sozinho e que eles podem, sim, ser sua melhor companhia. \u00d3bvio que deix\u00e1-los explorar sozinhos n\u00e3o significa que v\u00e3o ficar sem supervis\u00e3o de um adulto, apenas deve-se oferecer outros est\u00edmulos, ajudando eles a desenvolver confian\u00e7a, autoestima e criatividade.<\/p>\n\n\n\n

O brincar sozinho desenvolve estruturas individuais de racioc\u00ednio e mostra o jeito que a crian\u00e7a v\u00ea o mundo \u2013 no caso de jogos simb\u00f3licos, como brincar de casinha, m\u00e9dico, ou tudo o que simboliza o real \u2013 o que para ela \u00e9 importante. Algumas outras brincadeiras legais para fazer sozinho s\u00e3o: jogos de carta, tabuleiro e circuitos \u2013 como, por exemplo, montar um caminho com bambol\u00ea, corda, caixas, petecas, bambol\u00eas e etc.<\/p>\n\n\n\n

Brincar l\u00e1 fora!<\/h2>\n\n\n\n

Como anda a rotina de brincadeiras do seu filho? Se ele fica s\u00f3 dentro de casa, no videogame e tablet, algo n\u00e3o vai bem. Brincar ao ar livre \u00e9 muito importante para o desenvolvimento infantil. E, vamos combinar, nada mais gostoso do que passar horas sentindo o calor do sol, o vento batendo na cara e o contato com a natureza.<\/p>\n\n\n\n

Para Maria \u00c2ngela Barbato, pedagoga e coordenadora do N\u00facleo de Cultura e Pesquisa do Brincar, da Pontif\u00edcia Universidade Cat\u00f3lica (PUC) de S\u00e3o Paulo, estar em ambientes externos \u00e9 fundamental para a crian\u00e7a desenvolver no\u00e7\u00f5es de tempo, espa\u00e7o e se relacionar melhor com o peso e a for\u00e7a do pr\u00f3prio corpo. \u201cEla pode correr, pular, coisas que n\u00e3o s\u00e3o poss\u00edveis dentro das casas e apartamentos cada vez menores de hoje. Agora no ver\u00e3o \u00e9 uma \u00f3tima \u00e9poca para isso, d\u00e1 para desenvolver os cinco sentidos com o perfume das flores, o barulho dos p\u00e1ssaros mesmo na cidade grande, os cheiros de um parque ou da rua, a vis\u00e3o da amplitude e o tato\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Qualquer brincadeira faz bem, sempre. Mas estar ao ar livre traz para as crian\u00e7as experi\u00eancias bem diferentes daquelas encontradas em casa. \u201cEles ficam expostos a uma quantidade muito maior de est\u00edmulos importantes para o desenvolvimento neurol\u00f3gico, psicol\u00f3gico e motor. S\u00e3o coisas que eles n\u00e3o conhecem, situa\u00e7\u00f5es mais imprevis\u00edveis e interessantes\u201d, explica a pediatra Cinara dos Anjos.<\/p>\n\n\n\n

Independente do que escolherem fazer, o importante mesmo \u00e9 estar ao lado do filho, e otimizar esse tempo. Ent\u00e3o, vamos entrar juntos nessa brincadeira? Selecionamos algumas para te inspirar:<\/p>\n\n\n

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1. Teatro de fantoches<\/h2>\n\n\n\n

Hist\u00f3rias ajudam a estimular a imagina\u00e7\u00e3o e favorecem o mundo l\u00fadico da crian\u00e7a, o que \u00e9 superimportante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espet\u00e1culo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou at\u00e9 meias customizadas. Os adultos podem come\u00e7ar a contar a hist\u00f3ria. Depois, as posi\u00e7\u00f5es se invertem e os filhos inventam seus pr\u00f3prios enredos.<\/p>\n\n\n\n

2. Desenho maluco<\/h2>\n\n\n\n

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imagina\u00e7\u00e3o tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da fam\u00edlia. Voc\u00eas v\u00e3o concluir que a casa s\u00f3 tem artistas! \u201cDesenhar com os filhos e abordar coisas relacionadas ao que eles est\u00e3o vivendo no momento \u00e9 muito recomendado\u201d, indica Sheila.<\/p>\n\n\n\n

Para quem quiser ir al\u00e9m, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo \u00e9 desenhar uma cabe\u00e7a no alto da folha. Depois, dobram-se os pap\u00e9is e as folhas s\u00e3o trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instru\u00e7\u00f5es, as folhas s\u00e3o novamente trocadas. Assim, cada crian\u00e7a desenha uma parte, da cabe\u00e7a aos p\u00e9s. No fim, abra os pap\u00e9is e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, v\u00e3o ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.<\/p>\n\n\n\n

3. M\u00e3os na massa<\/h2>\n\n\n\n

Quem n\u00e3o gosta de brincar de massinha? O melhor dela \u00e9 que pode ser feita em casa. Voc\u00ea s\u00f3 vai precisar de uma x\u00edcara de sal, quatro de farinha de trigo, uma x\u00edcara e meia de \u00e1gua, tr\u00eas colheres de sopa de \u00f3leo e corantes aliment\u00edcios das cores que preferir. Depois, \u00e9 s\u00f3 misturar tudo e, literalmente, colocar as m\u00e3os na massa!<\/p>\n\n\n\n

4. Imagina\u00e7\u00e3o no comando<\/h2>\n\n\n\n

Sabe aquela caixa de papel\u00e3o sem uso e jogada na dispensa de casa? Voc\u00ea tem um grande aliado para a divers\u00e3o em fam\u00edlia e nem sabia! Com um pouco de cor, tra\u00e7os e, l\u00f3gico, criatividade, ela pode ser transformada em avi\u00e3o, carro , casa, e o que mais a imagina\u00e7\u00e3o permitir.<\/p>\n\n\n\n

O mesmo vale para as revistas e gibis antigos. Essas folhas podem virar avi\u00f5es de papel ou barcos \u00e0 vela com simples dobraduras. A largada ser\u00e1 dada e, pelos ares ou pelas \u00e1guas, a fam\u00edlia vai fazer suas apostas para os vencedores das corridas e a divers\u00e3o ser\u00e1 garantida!<\/p>\n\n\n\n

5. Revirando o ba\u00fa<\/h2>\n\n\n\n

Chegou a hora dos pais relembrarem as brincadeiras da \u00e9poca deles. Bolinha de gude, peteca, jogo de varetas, banco imobili\u00e1rio\u2026 Segundo Raquel Luzardo, fonoaudi\u00f3loga, as crian\u00e7as t\u00eam muito interesse em saber como os pais eram quando crian\u00e7a. Assim, ao mesmo tempo em que os pais t\u00eam a oportunidade de ter uma lembran\u00e7a gostosa da \u00e9poca de inf\u00e2ncia, os filhos criar\u00e3o uma conex\u00e3o muito forte.<\/p>\n\n\n

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\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n

6. Telefone sem fio<\/h2>\n\n\n\n

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em c\u00edrculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do pr\u00f3ximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A \u00faltima pessoa ser\u00e1 quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio \u00e9 descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do come\u00e7o ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render v\u00e1rias gargalhadas.<\/p>\n\n\n\n

7. Batata quente diferente<\/h2>\n\n\n\n

Essa brincadeira \u00e9 proposta por Raquel e a gente amou a ideia. Usaremos o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a op\u00e7\u00e3o de foto do celular no timer. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servir\u00e1 de batata quente e passar\u00e1 de m\u00e3o em m\u00e3o. Quando o tempo se esgotar, a foto n\u00e3o deixar\u00e1 mentir quais m\u00e3os foram as \u00faltimas. Depois da brincadeira, vale sentar junto e se divertir com as fotos que ficaram registradas.<\/p>\n\n\n\n

8. Quem sou eu?<\/h2>\n\n\n\n

Para esse jogo, s\u00e3o necess\u00e1rias habilidades de detetive! Os jogadores devem tamb\u00e9m estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo algu\u00e9m do conv\u00edvio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada crian\u00e7a faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela \u00e9. Por exemplo: \u201ceu sou uma mulher?\u201d. E os jogadores s\u00f3 podem responder sim ou n\u00e3o. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.<\/p>\n\n\n\n

9. Stop!<\/h2>\n\n\n\n

No Stop!, a fam\u00edlia definir\u00e1 em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita \u201cStop!\u201d. O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a fam\u00edlia em equipes \u00e9 mais divertido.<\/p>\n\n\n\n

10. Um, dois, tr\u00eas, a\u00e7\u00e3o!<\/h2>\n\n\n\n

Em peda\u00e7os de papel, escreva nome de filmes, atores, a\u00e7\u00f5es. Eles devem ser sorteados entre os participantes. Um  representante da equipe deve fazer com que os outros descubram o que ele tirou. Mas o desafio se d\u00e1 ao passo de que ele n\u00e3o pode falar ou emitir sons, apenas gesticular. A m\u00edmica vai entrar em a\u00e7\u00e3o! Quem se sair\u00e1 melhor?<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Acreditamos, acima de tudo, que o brincar \u00e9 um direito de todas as crian\u00e7as. Pular, correr, imaginar, criar e estar em constante movimento, tanto mental quanto corporal, contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada crian\u00e7a. \u201cToda e qualquer brincadeira \u00e9 ben\u00e9fica para o desenvolvimento da crian\u00e7a. \u00c9 um equ\u00edvoco pensar que as brincadeiras possam […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1171,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"nf_dc_page":"","footnotes":""},"categories":[62,1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1170"}],"collection":[{"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1170"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1170\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1176,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1170\/revisions\/1176"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1171"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1170"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1170"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1170"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}