{"id":700,"date":"2021-02-03T09:00:00","date_gmt":"2021-02-03T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/?p=700"},"modified":"2021-02-02T15:53:59","modified_gmt":"2021-02-02T18:53:59","slug":"sociedade-brasileira-de-pediatria-divulga-manual-de-volta-as-aulas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/babyfacemagazineonline.com.br\/sociedade-brasileira-de-pediatria-divulga-manual-de-volta-as-aulas\/","title":{"rendered":"Sociedade Brasileira de Pediatria divulga manual de volta \u00e0s aulas"},"content":{"rendered":"\n

Mesmo durante a pandemia de coronav\u00edrus, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apoia a reabertura das escolas e pede para que esse retorno aconte\u00e7a de maneira segura nas unidades de ensino, seguindo todas as medidas de seguran\u00e7a. Contudo, devido ao isolamento social, h\u00e1 uma preocupa\u00e7\u00e3o sobre os impactos negativos do desenvolvimento infantil como, por exemplo, o aumento consider\u00e1vel nos casos de ansiedade, depress\u00e3o e estresse em crian\u00e7as e adolescentes.<\/p>\n\n\n\n

De modo geral, como divulgado em nota nesta sexta-feira, 29 de janeiro, foi avaliado pela Sociedade Brasileira de Pediatria que “n\u00e3o foram implementadas medidas que garantam a seguran\u00e7a para os que frequentam o ambiente escolar de modo presencial. Neste sentido, os estabelecimentos da rede p\u00fablica de ensino s\u00e3o os mais prejudicados”. Com isso, al\u00e9m de afetar os alunos, o documento avalia que o fechamento prolongado das escolas tamb\u00e9m pode afetar, de certa forma, as fam\u00edlias. Portanto, a SBP disponibilizou o manual t\u00e9cnico do “Retorno Seguro nas Escolas”.<\/p>\n\n\n\n

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Uso de telas<\/h4>\n\n\n\n

Para dar continuidade ao ensino durante o ano de 2020, as escolas viram como solu\u00e7\u00e3o aplicar o ensino remoto, mas os especialistas alertaram sobre o uso de telas dos computadores, tablets e celulares. A internet e a estabilidade tamb\u00e9m pode afetar a qualidade do estudo. “O ensino remoto pressup\u00f5e a exist\u00eancia de um computador, n\u00e3o sendo adequadas telas como aquelas do tamanho de um celular, al\u00e9m da exig\u00eancia indissoci\u00e1vel de disponibilidade da internet com qualidade e estabilidade”.<\/p>\n\n\n\n

An\u00e1lises<\/h4>\n\n\n\n

Para analisar a epidemiologia do momento, a SBP produziu um relat\u00f3rio apontando os novos casos de coronav\u00edrus. Durante a primeira quinzena de 2021, foi constatado 54.182 novos diagn\u00f3sticos di\u00e1rios na m\u00e9dia m\u00f3vel, n\u00famero recorde desde o in\u00edcio da pandemia. No entanto, pensando no cen\u00e1rio das crian\u00e7as, a situa\u00e7\u00e3o \u00e9 diferente. Elas representam menos de 1% da mortalidade e respondem por 2-3% do total de interna\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar ainda que, segundo a SBP, a maioria apresenta quadros leves e assintom\u00e1ticos e as situa\u00e7\u00f5es de S\u00edndrome Inflamat\u00f3ria Multissist\u00eamica, associadas \u00e0 Covid-19, s\u00e3o de incid\u00eancia muito baixa. Sobre a situa\u00e7\u00e3o na volta \u00e0s aulas, a nota da Sociedade Brasileira de Pediatria explica que:<\/p>\n\n\n\n

“As escolas n\u00e3o s\u00e3o ambientes de propaga\u00e7\u00e3o mais significativos do que outros espa\u00e7os ocupacionais ou de lazer com densidades semelhantes; quando houver o retorno \u00e0 modalidade de aulas presenciais, \u00e9 preciso considerar o esquemas de rod\u00edzios com escalas alternadas entre grupos; a necessidade de controle com protocolos de testagens nos casos-\u00edndice e nos contactantes; dentre outras quest\u00f5es”.<\/p>\n\n\n\n

A import\u00e2ncia do planejamento<\/h4>\n\n\n\n

Ao longo do manual, os especialistas destacam que para o retorno das atividades, \u00e9 essencial um planejamento estrat\u00e9gico que atenda cada um dos aspectos dos estabelecimentos. Nisso, \u00e9 preciso levar em conta: “dimens\u00f5es do pr\u00e9dio e das salas, ventila\u00e7\u00e3o dos ambientes, \u00e1reas ao ar livre, quantidade e faixa et\u00e1ria dos estudantes, quantidade dos profissionais que atuam na escola, disponibilidade de m\u00e1scaras, produtos de higieniza\u00e7\u00e3o dos ambientes e das m\u00e3os, testagens diagn\u00f3sticas, dentre outros”.<\/p>\n\n\n\n

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A escola \u00e9 um direito do aluno<\/h4>\n\n\n\n

Roberta Bento, fundadora do SOS Educa\u00e7\u00e3o e m\u00e3e de Tais, refor\u00e7ou que “a escola \u00e9 um direito de todas as crian\u00e7as e adolescentes e o Brasil tem que garantir isso para todos os alunos. Ent\u00e3o, a escola aberta \u00e9 atender o que \u00e9 um direito desses estudantes”.<\/p>\n\n\n\n

Neste momento, Tais Bento defendeu ainda que \u00e9 importante cobrar por um ambiente com infraestrutura pensando tamb\u00e9m no p\u00f3s-pandemia, garantindo o bem-estar dos alunos e de todo o corpo docente: “N\u00f3s achamos que \u00e9 o momento de tamb\u00e9m lutarmos para isso em todas as escolas, pois \u00e9 algo que todos merecem mesmo quando a pandemia acabar”.<\/p>\n\n\n\n

Veja as recomenda\u00e7\u00f5es dos pediatras para um ambiente ainda mais seguro dentro da escola:<\/h3>\n\n\n\n